quarta-feira, 20 de agosto de 2008

O MEDO DA SOLIDÃO

No mundo moderno de hoje ainda persiste o temor da solidão. Homens e mulheres buscam a todo custo encontrar alguém para compartilhar de cada momento, de cada instante no sentido de viver a vida em toda a sua intensidade.

Apesar desse desejo, os desafios e obstáculos são inúmeros, começando pelos valores morais de cada individuo. A educação é outro ponto importante desse contexto, principalmente se analisarmos pelo lado do preconceito e do pudor tão exageradamente defendido em outras gerações.

Querer amar, ser feliz é muito mais do que um desejo, é uma necessidade que todo ser humano almeja encontrar e se entregar totalmente ao exercício desse momento de doação e felicidade.

Poucos são aqueles que conseguem alcançar o Nirvana, o Paraiso, o momento mágico da integração total e esse pequeno número tem uma razão de ser: a insegurança.

Quantas e quantas vezes compartilhei de momentos de pessoas, em sua grande maioria mulheres, que não conseguiram mais acreditar nos homens ou amar de novo, por ter sido personagem de uma decepção amorosa.

Muitas mulheres chegam a abdicar de suas vidas e passam anos e anos reprisando o sofrimento, a decepção vivida, sempre olhando para trás, transformando a sua cicatriz numa desculpa para não ousar, adiar o começar de novo, realmente buscar o direito de viver bem ser feliz e se entregar novamente ao sentimento amor.

Algumas delas chegam ao ponto de mudar sua opção sexual, tamanho é o estrago feito por uma decepção amorosa. Podemos justificar isso como falta de amor próprio, baixa estima e falta de vontade.

Quando a gente se ama, o revés, a decepção, o sofrimento se transforma em energia para um novo relacionamento, sem fantasmas e sem comparativos com os fatos negativos.

O medo da solidão faz com que as pessoas, as mulheres criem regras, obrigações dentro de um novo relacionamento, afetando de formal letal, a possibilidade de continuidade dessa relação.
Não podemos nem devemos exigir nada de relacionamento que esta só começando. O mais importante é arriscar, investir, acreditar que a vida é maravilhosa e assim contar a sua história com um novo final repleto de prazer, sucesso e gozo.

A pior e mais dolorosa solidão é aquela que esta dentro da gente. E essa solidão, esse medo de viver, essa acomodação tendo como desculpas fatos do passado, nada mais é do que a falta de vontade de viver, de ser feliz, de acreditar que amar vale a pena.

Isso não depende de mim, só e simplesmente de você...

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Anselmo, li seu trabalho e achei bem pertinente, pois em tempos de globalização e vida frenetica, as pessoas estão esquecendo de viver próximos uns dos outros, e as relações estão mais enfraquecidas, com isso a mulher está muito solitária, isso pelo fato tb dela ser mais sencivel e com tanta exposição a solidão, não tem quem resista mesma! Abração

Anônimo disse...

José Anselmo:
boa noite
Já dizia Artur da Távola:
-Quem tem vida interior, não sente solidão"
É importante sabermos viver também conosco, pois a companhia que teremos para sempre será a Nossa.
Abraços